Na terça-feira (26) a direção do Sindate-DF participou da cerimônia de posse da nova direção da União Geral dos Trabalhadores do Distrito Federal (UGT). O evento ocorreu no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec).

Na ocasião, tomaram posse o presidente do Sindate João Cardoso que assumiu a Secretária de Relações Políticas Sindicais, o vice-presidente do Sindate Jorge Viana que agora ocupa também o cargo de vice-presidente da UGT, e o diretor jurídico do sindicato Newton Batista que assumiu a Secretaria executiva da central.

Para Jorge Viana, atual vice-presidente da UGT, foi um momento de muita felicidade poder estar participando de uma central sindical representando o Sindate, e espera que a Central juntamente com o Sindate e demais sindicatos possam realizar um bom trabalho lutando cada vez mais e com mais força pelo trabalhador.

O Sindate já esteve filiado a outras centrais, mas por falta de um apoio mais concreto que na época precisávamos e que hoje ainda precisamos nos filiamos a UGT. A direção do sindicato escolheu a UGT pelo trabalho que eles veem realizando o qual, nós também, enquanto sindicato temos o desejo de realizar.

A vinda do Sindate-DF para a UGT é de grande relevância, segundo o presidente da Central, Isaú Joaquim Chacon, “ Se trata de uma categoria grande, altamente organizada e de qualidade, tenho certeza que entrada do Sindate só vai consolidar mais o trabalho da UGT”, declara.

Agora que o Sindate está filiado a uma central que está mais ativa na área de saúde poderá alcançar bons frutos, principalmente no que se refere a vida do trabalhador, inclusive agora com cargos importantes ocupados pelo Sindate dentro da UGT.

A direção da Central percebeu o potencial do sindicato e o trabalho que este realiza dentro da saúde, entretanto, Viana fala que entende que agora ele não vai lutar apenas pelo auxiliar e técnico de enfermagem, mas pelo o trabalhador de forma geral aqui em Brasília. E isso o motivo, porque terá a oportunidade de levar sua experiência de uma categoria específica para todas as categorias.

A nova direção da UGT fará sua primeira atuação no 3º Congresso Nacional da UGT que acontecerá em São Paulo nos dia 16 a 18 de junho. Mais um passo foi dado, e a partir de agora muitas conquistas virão pela frente.