O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o prazo de até cinco anos para o governo efetuar o pagamento dos precatórios. Muitos profissionais do DF, inclusive servidores da saúde, aguardam mais de vinte anos na fila para a quitação dessa dívida que o Governo tem com os servidores públicos.

São dívidas de títulos como ticket alimentação, reajuste salarial, férias não pagas, 13º salário não pagos que passaram de um ano para o outro ou de um governo para o outro, e como o pagamento não era efetuado, a dívida acumulava ou postergava.

Há trabalhadores que possuem ações individuais, em grupos, outros têm ações coletivas em nome entidades sindicais, associações, etc., e todos na espera de um dia ter sua dívida quitada.

De acordo com o diretor Jurídico do Sindate, Newton Batista “É necessário que servidor saiba quem é o advogado responsável pela ação e acompanhe, principalmente no que diz respeito a atualização de dados cadastrais”, afirma Batista.
Espera-se que com a determinação do STF a fila de pagamentos do DF diminua e todos os precatórios sejam pagos até mesmo antes de 2020.

Por Evely Leão