Sindate aguardará GDF convocar Câmara Legislativa para votação de antecipação de recursos para pagamento dos valores atrasado dos servidores da Saúde
Em negociação com os servidores da Educação o Governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), concordou em recorrer à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para tentar a votação de Projeto de Lei (PL) da Antecipação de Recursos Orçamentários (ARO) para que o GDF possa efetuar o pagamento de todos os servidores do DF, em parcela única.
A proposta foi apresentada na última semana, pela Comissão de Negociação dos sindicatos da Educação, integrada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT-DF) e sindicatos da Educação, ao GDF. Com isso a CUT-DF se prontificou a mobilizar todos os servidores com salários em atraso, ou seja, Educação e Saúde, para mobilização na CLDF, de modo a pressionar os deputados distritais pela aprovação da ARO.
Na próxima segunda-feira (26), as entidades sindicais vão se reunir com os distritais na CLDF para definir o dia de votação do PL da ARO. Isso permitirá ao GDF pagar na integralidade os salários atrasados e demais direitos trabalhistas dos servidores das áreas de Educação e Saúde.
Os servidores da saúde, na última assembleia, definiram contraproposta a ser apresentada ao GDF, em contraponto as seis parcelas oferecidas pelo governo. Porém, considerando o novo cenário, que possibilitará o recebimento dos pagamentos de Dezembro, ainda pendentes, a diretoria do Sindate decidiu aguardar a votação do PL para somente depois, caso a CLDF não aprove a ARO, realizar reunião com o Governador e consequentemente definir com a categoria, os rumos a serem tomados.
Kleber Karpov
Jornalista