por Kleber Karpov
A diretoria do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate) se reuniu na manhã desta segunda-feira (12) com o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, para tratar dos pagamentos em atraso de resíduos salariais e de 13º Salários dos trabalhadores que aniversariaram em Dezembro, bem como de Férias e Horas-Extras dos servidores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF).
Na reunião estiveram presentes ainda o Chefe da Casa Civil do DF, Hélio Doyle, o Secretário de Estado de Relações Institucionais (SERI), Marcos Dantas, o Secretário da SES-DF, João Batista. Na ocasião Rollemberg expôs o difícil cenário econômico do DF e pediu a compreensão dos servidores e dos sindicatos em relação à crise estabelecida por causa do déficit de aproximadamente R$ 4 bilhões, deixado pelo seu antecessor, Agnelo Queiroz (PT).
Na ocasião o vice-presidente do Sindate, Jorge Vianna, explicou que a situação está insustentável para a categoria e que o Sindicato acataria a deliberação dos profissionais de enfermagem e cobrou do governador uma posição concreta e imediata em relação aos pagamentos em atraso.
De acordo com Vianna: “Nós entendemos a situação que o governo enfrenta e que não é culpa de Rollemberg o GDF estar nessa situação, mas estamos tratando de salários em atraso e nesse caso o papel do Sindicato é levar a mensagem do governador, ouvir o que a categoria tem a dizer e acatar a decisão dos trabalhadores.”, afirma.
Nesse sentido a diretoria do Sindate convocou Assembleia Geral dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem, com Indicativo de Greve, a ser realizada amanhã, 13 de Janeiro, às 9 horas, em frente ao Pronto Socorro do Hospital de Base do DF (HBDF).