Por Kleber Karpov

A diretoria do Sindate-DF protocolou ofício na tarde dessa segunda-feira (22/Dez) junto à Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF). No documento o Sindicato exige o pagamento imediato dos valores atrasados dos servidores e ameaça denunciar criminalmente os responsáveis pelo não pagamento dos servidores, nesse caso além do governador Agnelo Queiroz (PT) e os secretários envolvidos diretamente com a liberação dos valores devidos.

Após decretar o fim da paralisação (9/Dez), os Auxiliares e Técnicos em Enfermagem, passaram à condição de ‘Estado de Greve’. Isso permite que possam deflagrar nova greve caso não recebam os proventos ainda pendentes. Isso porque para tentar voltar a normalidade o GDF fez pagamento parcial do que devia aos servidores da Saúde. Os profissionais da SES-DF ainda aguardam o recebimento das horas-extras, férias e ainda do 13º Salário daqueles servidores que aniversariam nesse mês.

No intuito de evitar uma nova greve da enfermagem, a diretoria do Sindate acionará os mecanismos legais, seja judicial e até criminalmente, para garantir que as pendências salariais dos servidores sejam efetuadas e também o repasse proveniente do recolhimento das contribuições dos sindicalizado para o Sindicato. Isso porque embora o GDF tenha efetuado os descontos nas folhas de pagamento dos servidores, o repasse que deveria ter sido transferido ao Sindicato ainda não ocorreu.

Segundo o vice-presidente do Sindate, Jorge Vianna: “Essa prática do GDF para com os servidores é criminosa. Isso se chama apropriação indébita e é prevista no Código Penal Brasileiro.”, afirma ao considerar que a categoria tem buscado o caminho do bom-senso para evitar que os pacientes fiquem sem atendimento nas unidades de saúde por causa de uma nova greve: “mas se preciso for, vamos acioná-los (GDF) jurídica e criminalmente.”, complementa Vianna.

Leia o documento na íntegra