Servidores decretam greve em mobilização no Hospital de Base

Por Kleber Karpov

Após uma semana intensas mobilizações o GDF efetuou a transferência dos pagamentos dos servidores aposentados da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF)(10/Dez). No entanto o Sindate-DF alerta que ainda há pendências de pagamentos das Horas Extras e do 13º Salário daqueles servidores que aniversariam em Dezembro. Com isso a categoria se mantém em Estado de Greve até o dia 20 de Dezembro.

O Sindate em conjunto com a categoria da enfermagem havia decretado na última quarta-feira (9/Dez) o fim da greve em razão de o GDF ter efetuado os pagamentos dos servidores ativos da SES-DF. Naquela ocasião os servidores retornaram à condição de Estado de Greve pois ainda havia a pendência dos pagamentos dos servidores aposentados.

Na madrugada de hoje, houve a confirmação do pagamento dos servidores aposentados da SES-DF. No entanto ainda há a pendência do pagamento das Horas Extras de todos os servidores da Saúde, e ainda do 13º Salários dos trabalhadores aniversariantes em Dezembro.

Para o vice-presidente do Sindate-DF, Jorge Vianna: “Como nós lidamos diretamente com vidas de pacientes nas unidades de saúde e percebemos que havia algum esforço por parte do GDF em tentar efetuar as transferências dos pagamentos, a categoria decidiu recuar por 24 horas, para que o governo pudesse pagar também os aposentados. A estratégia deu certo e os nossos aposentados, que foram os mais prejudicados e penalizados pelo GDF já estão com os salários nas contas bancárias.”, afirma Vianna.

Vianna observa ainda há que o Sindate juntamente com os Auxiliares e Técnicos em Enfermagem se manterão em Estado de Greve até o próximo dia 20. “A categoria está de sobreaviso, pois ainda há a pendências de pagamentos das Horas Extras e do 13º Salário de parte dos servidores. Após o dia 20, caso não haja confirmação desses pagamentos faremos nova assembleia e podemos retomar a greve novamente.”, alerta Vianna.