Servidores decretam greve em mobilização no Hospital de Base

Por Kleber Karpov

A diretoria do Sindate-DF se reuniu em assembleia extraordinária dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) (9/Dez), para definir os rumos da greve com os servidores, pelo atraso do pagamento de salário referente ao mês de Dezembro, por parte da SES-DF.

Na assembleia realizada na manhã dessa terça-feira, em frente ao Pronto-Socorro (PS) do Hospital de Base do DF (HBDF), os servidores decidiram manter a greve até que a SES-DF faça o depósito dos salários dos servidores.

Em seguida os servidores se dirigiram para frente do Palácio do Buriti, em ônibus oferecido pelo Sindate-DF, onde se juntaram com os professores da Secretaria de Educação do DF (SEDF).

O presidente do Sindate-DF, João Cardoso, explica que não há justificativa plausível para que ocorresse o atraso dos pagamentos dos servidores da saúde do DF, isso porque os recursos dos pagamentos da Saúde, assim como da Segurança e Educação, são provenientes do Fundo Constitucional do DF (FCDF) e que todos os servidores deveriam receber na mesma data.

Segundo Cardoso: “Não faz o menor sentido o GDF ter efetuado o pagamento dos servidores da Segurança no dia cinco e até o momento não ter realizado o nosso e mesmo o dos companheiros da Educação.”, questiona Cardoso.

O vice-presidente do Sindate-DF, Jorge Vianna, esclarece que os servidores permanecerão em greve: “Enquanto o GDF não efetuar o pagamento dos servidores da SES-DF, os Auxiliares e técnicos em enfermagem permanecerão em greve.”, afirma ao lembrar que a greve é legítima: “Nós entramos em estado de greve na última sexta-feira e deflagramos a greve ontem por deliberação da categoria, respeitando uma quantidade mínima do efetivo dos auxiliares e técnicos em enfermagem que deverão aderir de acordo com as áreas ou unidades hospitalares em que atuam”, complementa Vianna.

A diretoria do Sindate informa que haverá nova concentração dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem, amanhã, quarta-feira, em frente ao Palácio do Buriti, a partir das oito horas, bem como nova assembleia às 10h, caso o GDF não cumpra novamente a promessa de efetuar o pagamento ainda hoje (9).

Sairá ônibus das seguintes regionais à 8 horas da manhã.

Confiram o cronograma de adesão para a greve nas áreas/unidades:

Sobre a Legalidade da Greve:

Fotos da mobilização