Por Kleber Karpov
A diretoria do Sindate DF convoca a todos os Auxiliares e Técnicos em Enfermagem para assembleia extraordinária para tratar do atraso do pagamento dos servidores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF). A convocação acontece após o GDF efetuar o pagamento de parte dos servidores públicos do DF, e não efetuar o pagamento dos trabalhadores da SES-DF.
Após o período de campanha eleitoral em que o governador Agnelo Queiroz perdeu as eleições, os servidores passaram, imediatamente, a sofrer uma série de problemas nos ambientes de trabalho em decorrência da falta de recursos para honrar com uma série de despesas com fornecedores, o que atinge os trabalhadores diretamente em seus ambientes de trabalho.
A suspensão de refeições para os servidores, pacientes e acompanhantes, a falta frequente de medicamentos, o corte das horas extras são alguns dos fatores que tem afetado o dia-a-dia dos servidores com transtornos e até mesmo a possibilidade de garantir a assistência de pessoas sob a responsabilidade dos auxiliares e técnicos em enfermagem.
Essa semana outro problema atingiu a categoria, o atraso dos pagamentos. Mas grave que isso, a falta de priorização dos servidores da saúde, em detrimento do pagamento de trabalhadores de outras áreas consideradas prioritárias pelo GDF. A diretoria do Sindate não coloca os auxiliares e técnicos em enfermagem, bem como os demais servidores da saúde, em patamar superior ou inferior a outras categorias. Mas o Sindicato não aceita que os profissionais de saúde sejam tratados com indiferença ou relegados à segundo plano.
Nesse sentido, a diretoria convoca os servidores para Assembleia Geral Extraordinária , a ser realizada em frente ao Pronto-Socorro do Hospital de Base, na próxima segunda-feira, às 10 horas para tratar dos atrasos dos pagamentos e de assuntos correlatos.