Por Kleber Karpov

Novas manifestações devem acontecer nos próximos dias

A tarde de ontem (20) foi de muita atividade na rodoviária do Plano Piloto. Isso porque a diretoria do Sindate DF realizou um Ato Público Dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem da Rede Privada.

O ato aconteceu em protesto a intransigência do o Sindicato Brasiliense de Hospitais (SBH) que se nega a dar reajuste com percentual abaixo dos índices da inflação do período e retirar dos auxiliares e técnicos em enfermagem benefícios já conquistados a exemplo da folga de feriado para escalas de revezamento de 6×18 horas. E por não aceitar que o reajuste seja retroativo – desde setembro.

Cerca de 100 Auxiliares e Técnicos em Enfermagem da rede privada, e também da rede pública que se solidarizaram à luta dos colegas de trabalhado de hospitais e clínicas particulares do DF, participaram do Ato Público.

Durante o evento os profissionais de enfermagem fizeram verificações de sinais vitais, com medição de pressão e de glicemia, de cerca de 300 pessoas no principal terminal rodoviário do DF. Os profissionais distribuíram ainda 5000 Cartas Aberta à Comunidade, em que denunciam as condições de trabalho a que são expostos nos ambientes de trabalho.

Para o vice-presidente do Sindate, Jorge Vianna: “O ato foi um sucesso. Muitas pessoas que transitam aqui na rodoviária são usuárias da saúde privada e ficaram escandalizadas com o tratamento dado pelos proprietários de hospitais e clínicas aos seus funcionários.”, afirma Vianna.

A realização do ato público faz parte de uma série de atividades que os Auxiliares e Técnicos em Enfermagem da rede privada devem realizar nos próximos dias.

Segundo o presidente do Sindate, João Cardoso: “Se o sindicato patronal se negar a abrir diálogo ou acordo com a categoria, na próxima semana a próxima manifestação deve acontecer em frente a um hospital particular.”, afirma Cardoso. A categoria encontra-se em Indicativo de Greve e deve realizar ainda uma nova assembleia nos próximos dias.

Confira como foi o evento: