Por Kleber Karpov

A diretoria do Sindate realizou, ontem (12), assembleia geral com os auxiliares e técnicos em enfermagem da rede particular do Distrito Federal. Durante a assembleia os trabalhadores decidiram entrar em Estado de Greve. Com isso os profissionais de enfermagem podem a qualquer momento deflagrar greve em todos os hospitais e clínicas privadas do DF.

Outra ação definida pela categoria foi a realização de um ato público a ser realizado em 20 de novembro na rodoviária do Plano Piloto à partir das 14 horas. Na ação os profissionais devem aferir os sinais vitais das pessoas que circulam pelo local e distribuir uma Carta Aberta à Comunidade, onde denunciam as condições de trabalho a que são expostos.

Segundo o presidente do Sindate-DF, João Cardoso, o ato deve mostrar à sociedade as reais condições dos trabalhadores que aparentemente só servem para enriquecer mais os proprietários dos hospitais e clínicas. Para Cardoso: “a ideia é mostrar à sociedade que os profissionais de enfermagem, trabalham em ambiente de estresse, são sobrecarregados, obrigados a ter mais de um emprego porque os salários são baixos”.

O vice-presidente do Sindate, Jorge Vianna, observa que o Sindate tem buscado estabelecer acordo com o Sindicato Brasiliense de Hospitais (SBH) para garantir um reajuste salarial da Data-base (setembro), da Convenção Coletiva, que reponha as perdas salariais dos auxiliares e técnicos em enfermagem da rede privada porém o SBH tem adotado uma postura intransigente.

Vianna observa ainda que “Hoje o piso do técnico em enfermagem é de R$ 830,00 uma vergonha se comparado aos praticados por outros estados. Uma vergonha nacional.”, afirma ao alertar que a categoria está mobilizada: “os profissionais de enfermagem estão mobilizados e podem decretar a greve a qualquer momento.”, complementa Vianna.

INSTRANSIGÊNCIA

O SBH insiste em dar reajuste com percentual abaixo dos índices da inflação do período e retirar dos auxiliares e técnicos em enfermagem benefícios já conquistados a exemplo da folga de feriado para escalas de revezamento de 6×18 horas. Aliado a isso, se não aceita que o reajuste seja retroativo – desde setembro.

ATO PÚBLICO DOS AUXILIARES E TÉCNICOS EM ENFERMAGEM DA REDE PRIVADA

Dia: 20 de novembro Horário: às 14 horas Local: Plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto