A direção do Sindate-DF convoca os trabalhadores da enfermagem para uma grande mobilização a ser realizada na Câmara Federal em cinco de Agosto. Nessa ocasião poderá ser colocado em votação o Projeto de Lei (PL) 2.295/2000, que reduz a jornada da enfermagem para 30 horas.

Essa é a terceira tentativa de colocar o PL em votação esse ano. O PL que tramita há 14 anos, no Congresso, conta com o apoio de vários parlamentares, porém de acordo com o presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF), João Cardoso, o Projeto só será votado se houver pressão por parte dos trabalhadores.

Para Cardoso: “Infelizmente esse Projeto não é de interesse do governo Dilma, a cada tentativa de votação, a base do governo esvazia o plenário e o projeto não vai à votação.”, afirma ao observar que: “somente com uma mobilização em peso dos profissionais de enfermagem, conseguiremos pressionar os parlamentares.”, complementa Cardoso.

O diretor jurídico do Sindate-DF, Newton Batista, lembra: “2014 é ano de eleição e se não conseguirmos colocar o PL em votação no dia 5 de agosto, dificilmente o projeto vai a votação ainda esse ano, e quando for os deputados poderão votar contra as 30 horas, pois passado o período eleitoral, eles (deputados), não estarão mais preocupados com a perda dos votos de cerca de 2 milhões de profissionais da enfermagem.”, conclui Batista.

Ainda segundo Batista: “’É importante que os profissionais de enfermagem entendam que se não se mobilizarem, as 30 horas semanais pode corre o risco de não se tornar uma realidade.”, afirma Batista.

por Kleber Karpov