Por Kleber Karpov

O Sindate-DF realizou a 2a Conferência Nacional dos Sindicatos de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (31/5), para discutir a criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (CONFATENF/ (CONRATENFS).

Na ocasião do evento, compuseram a mesa o presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado de Tocantins (SEET-TO), Claudean Pereira Lima, a presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro (SATEMRJ), Mirian Lopes, o presidente e o vice-presidente do Sindate-DF, João Cardoso e Jorge Vianna, o presidente do Sindicato Intermunicipal de Técnicos e Auxiliares em Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro (SINDTEA-RJ), Paulo Cesar Pinto, o conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), o conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) e diretor da Associação Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Anatem-RJ), Paulo Murilo de Paiva, o diretor da Anatem-BA, Wellington Roma Lage, o diretor de relação intersindical do Sindicato dos Trabalhadores em Santas Casas, Entidades Filantrópicas, Beneficentes e Religiosas e em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde Rede Privada), Rives Andre Nascimento, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos em Enfermagem de Alagoas (SATEAL), Mário Jorge dos Santos Filho e o advogado do SINDTEA-RJ, Dr. Temístocles Bezerra de Barros.

Entre os demais inscritos na 2ª Confêrencia também se fez presente o segundo vice-presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São Paulo (SINSAUDESP), Geraldo Isidoro de Santana, também se fizeram presentes.

Durante a conferência, foi apresentada a minuta de Projeto de Lei (PL) que institui a criação do Conselho Federal dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (CONFATENF) e dos Conselhos Regionais dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (CONRATENFs), com alterações efetuadas por força das deliberações da 1ª Conferência Nacional de Sindicatos de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (30/1), em Rio de Janeiro.

A minuta do PL foi lida e colocada em discussão para realinhamento de cláusulas, de modo a levar em consideração as opiniões dos representantes das entidades sindicais presentes.

Após as considerações dos representantes das entidades sindicais, ficou definida a realização da 3ª Conferência Nacional de Sindicatos de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, a ser realizada em Maceió-AL, em 25 de Julho de 2014. Na ocasião da 3ª Conferência, ocasião em que será apresentado o texto consolidado da minuta do Projeto de Lei, bem como discutido possíveis alterações à minuta de modo que possa ser encaminhada aos parlamentares no Congresso Nacional.

Como resultado da 2ª Conferência, está sendo elaborada a Carta de Brasília, a ser apresentada a todas as entidades que se fizeram presentes, para aprovação e posteriormente ela será publicada pelo Sindate-DF.