Ilustração

Por Kleber Karpov

A diretoria do Sindate, representada pelo vice-presidente do Sindate, Jorge Vianna, e pelo diretor jurídico, Newton Batista, participa da XIV Semana Brasileira de Enfermagem da Facesa e do Colégio Sena Aires (3/5), em Valparaiso de Goiás (GO). O evento que acontece 3 a 6 de Maio foi aberto com uma mesa redonda sob o tema O Protagonismo da Enfermagem no Processo de Cuidar, mediada pela diretora do Sindicato dos Enfermeiros (SEDF), professora, Maria Liz.

Compuseram a mesa o presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABE-DF), Osvaldo Bonneti, a prefeita de Valparaiso de Goiás, professora Lucimar, o conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), professor, Gilney Guerra além do vice-presidente do Sindate, Jorge Vianna.

Durante a solenidade, Jorge Vianna, explicou o papel de cada entidade ali representada bem como a importância do Sindicato na luta pelas reivindicações dos trabalhadores da enfermagem. Vianna ressaltou ainda a necessidade de união desses profissionais para que tenham força política para que a categoria consiga aprovar projetos de interesse.

Segundo Vianna “Somos cerca de 40 mil profissionais da enfermagem no DF, 1400 mil em todo o país e não conseguimos mobilizar 10 mil trabalhadores para pressionar o Congresso para que se coloque em votação do Projeto de Lei nº 2295/2000, que reduz a jornada de trabalho para 30 horas semanais”, afirma Jorge.

Guerra por sua vez observa que enfermagem representa 60% da força de trabalho nas unidades de saúde. De acordo com Guerra “para que a enfermagem tenha voz ativa é preciso ter força política”, afirma ao observar a necessidade desses profissionais terem um representante na Câmara Legislativa.

Sindate-DF. Mudando a História!