de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Adriano, fazem fiscalização no HUB

Por Kleber Karpov

O vice-presidente do Sindate-DF, Jorge Vianna e o conselheiro e fiscal do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Adriano, fizeram uma fiscalização no Hospital Universitário de Brasília (HUB) (22/4). A visita acontece após denúncias anônimas realizadas por técnicos em enfermagem, sobre irregularidades naquele hospital.

Durante a fiscalização no HUB, os diretores do Sindate e do Coren-DF se depararam com diversas irregularidades. Por exemplo, o não recebimento de insalubridade e de vale-transporte; e a prática de salário abaixo do estipulado pela Convenção Coletiva do Sindate.

Outra constatação preocupante é a diversidade de contratações de técnicos em enfermagem em regimes trabalhistas diferentes. Além dos servidores federais do HUB, há cedidos pelo Ministério da Saúde, concursados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e ainda os contratados pelo próprio hospital, em regime da Convenção das Leis Trabalhistas (CLT). Segundo Vianna “essa situação chega a ser constrangedora, ter profissionais com o mesmo cargo, mas com uma grande discrepância de salários e benefícios por causa dos diferentes regimes de contratação.”.

Vianna observa ainda que de acordo com a direção do HUB, todos os contratos temporários devem ser dispensados até junho para que os concursados pela Ebserh preencham as vagas. De acordo com Jorge “É uma situação delicada.”, afirma ao observar que cerca de 200 técnicos em enfermagem devem ser demitidos para dar lugar aos concursados da Ebserh, “o Sindate está à disposição dos trabalhadores para que todos os direitos trabalhistas sejam pagos e para, se possível for, tentar ajudar a recolocar os profissionais que tiverem interesse em outras unidades hospitalares, da rede privada, do Distrito Federal.” Complementa Jorge.

Sindate-DF. Mudando a História!