Divulgação

Por Kleber Karpov

A Diretoria do Sindate se reuniu com a gerência de enfermagem do Hospital Santa Helena, segunda-feira (17/2) e garantiu a contratação de novos técnicos de enfermagem para cobrir demandas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A negociação aconteceu após denúncias de trabalhadores, que estavam sobrecarregados, no atendimento aos pacientes da UTI.

Na reunião estiveram presentes a Diretora de Cultura do Sindate, Josiane Jacob, e a gerente de enfermagem do Hospital Santa Helena, Elenita Silva, em que ficou acordado que o hospital fará a contratação imediata de oito técnicos de enfermagem para suprir as demandas da UTI da unidade de saúde.

Para a diretora do Sindate, a representante do Hospital, que já contratou cinco técnicos em enfermagem, entendeu a necessidade de se adequar imediatamente as condições mínimas estabelecidas pela a Resolução nº 7 de 2010, da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A resolução especifica em seu Artigo 14, Item V, a necessidade de se manter nas UTIs, no mínimo, um técnico de enfermagem para cada dois leitos, em cada turno; e um, por UTI, para serviços de apoio assistencial em cada turno.

Segundo Jacob, “É importante que os hospitais atendam as normas estabelecidas, pois assim não sobrecarrega os profissionais”, afirma. Josiane observa ainda que profissionais cansados ou sobrecarregados podem, involuntariamente, cometer erros graves. “Isso pode comprometer a recuperação do paciente, prejudicar o profissional e principalmente a imagem do hospital”, avalia Josiane. Estamos de olho! Sindate-DF. Mudando a História!