Servidores reclamam de descontos indevidos nos contracheques

SERVIDORES DO HRAN TÊM SALÁRIOS REDUZIDOS POR CAUSA DE PONTO ELETRÔNICO

Servidores reclamam de descontos indevidos nos contracheques

Servidores reclamam de descontos indevidos nos contracheques

O vice-presidente do Sindate, Jorge Viana, se reuniu com o secretário adjunto da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), Elias Fernando Miziara (4/2), para tratar de problemas com os pontos eletrônicos do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) por não registrar corretamente entradas e saídas dos servidores.

O Sindate foi procurado por alguns servidores daquela regional para denunciar cortes indevidos efetuados em seus contracheques. Os servidores apresentaram cópias dos contracheques e alegaram que tais descontos, a título de horas não trabalhadas, foram ocasionados por falhas de registro dos pontos eletrônicos. Viana destaca os descontos têm um grande impacto e prejudicam os servidores “há casos que os valores chegam a quase R$ 2.000,00” afirma.

Miziara afirmou que o problema ocorrido no Hran foi um caso isolado. Segundo o secretário, isso ocorre por causa da delapidação dos pontos eletrônicos praticada por um grupo de servidores: “eles passam cola e colocam até chiclete. Vinte e cinco aparelhos foram danificados, propositalmente” afirma Miziara. “Isso é destruição de patrimônio público e está sendo investigado pelas autoridades”, complementa.

Questionado sobre o corte das horas dos servidores, o secretário se mostrou sensível com a situação, “sabemos que nem todos estavam ausentes do trabalho. Àqueles que foram prejudicados devem solicitar às chefias imediatas que justifiquem as faltas”. Miziara explicou ainda que a tramitação do processo passa pela Secretaria de Administração Pública do DF (SEAP-DF), mas espera que uma folha complementar, para sanar o problema, deve ser preparada ainda esse mês.

Com relação à centralização dos pontos nas proximidades das chefias, o Secretário esclareceu que a ação foi necessária para que pudessem monitorar e acabar com a depredação dos pontos. Porém ao observar a formação de longas filas, determinou que também fossem colocados em outros locais para evitar mais transtornos aos servidores.

COMPROVANTE PARA O SERVIDOR

Viana observa que o problema seria minimizado se os pontos eletrônicos emitissem um recibo para os servidores. “A categoria não é contra o ponto eletrônico, desde que seja eficiente e não prejudique o servidor”, argumenta. A justificativa é baseada na portaria do Ministério do Trabalho, nº1.510, de 21 de Agosto de 2009, que em seu artigo 7º prevê a impressão de comprovante para o trabalhador. No entanto, a definição da assiduidade e pontualidade do servidor da SES é estabelecida pela portaria da SES-DF, nº 145 Art. 53, de agosto de 2011. Essa prevê apenas que pode ser feito por controle eletrônico ou por folha de frequência, sendo omissa em relação à emissão de documento que sirva de comprovante para o servidor.

SINDATE