Passeata das Centrais Sindicais 06/03/2013

Hoje dia 06/03 Brasília parou com a 7ª Marcha das Centrais Sindicais e claro, o Sindate-DF esteve presente como João Cardoso, Jorge Viana e Newtom Batista, que empunhando faixas em apoio reivindicavam as 30H semanais para enfermagem do Brasil.

As centrais estão com o mesmo propósito, só que eles querem a redução da jornada dos trabalhadores brasileiro que não são da saúde para 40H semanais.

Temos uma das maiores cargas tributárias do mundo, os piores salários do mundo e transporte coletivo sucateado. Tudo contribui para o trabalhador reivindicar essa proposta.

A conta é simples, temos 24H no dia, das quais 3 a 4 ficamos nos ônibus em trânsito do trabalho CASA/TRABALHO. Perdemos por volta de 1H na espera pelo transporte coletivo. Somado às 44H semanais então vejamos:

4H trânsito x6 dias na semana = 24h
Carga horária semanal = 44h
Espera de ônibus por semana = 06h
Total = 74h
Na semana temos 7 dias que multiplicado por 24 h cada dia temos então 168h, desses temos que dormir pelo menos 6h por dia que multiplicado por 7 = 42h.

Temos o domingo de “folga” que são 24h, que somados às 74h de trabalho, às 42h de sono equivalem a 140h. Agora subtraindo 168h que temos na semana, por 140h que estamos trabalhando ou dormindo, sobram apenas 28h de descanso para um trabalhador. Então respondam se é ou não importante essa redução de carga horária?

E a qualidade de vida?
Esse é o nosso ponto de vista.

Por Jorge Viana

[widgetkit id=313]