Passeata Pela Valorização

Com o objetivo de mostrar a sociedade o verdadeiro valor dos profissionais técnicos em enfermagem, o SINDATE/DF promoveu, no dia 20 de fevereiro de 2013 , a 1ª “Caminhada pela valorização dos Técnicos em Enfermagem”.

O evento contou com a presença dos profissionais de enfermagem, alunos de diversas escolas técnicas do Distrito Federal, entorno e ainda com o apoio da sociedade, que juntos segurando faixas e bandeiras saíram da Esplanada dos Ministérios e marcharam até o Palácio do Buriti, onde ocorreu uma assembleia.

Durante todo o percurso os dirigentes do SINDATE/DF e profissionais de enfermagem se revezavam ao microfine exteriorizando toda a indignação e revolta com os patrões e donos de hospitais que se utilizam da mão de obra do técnico em enfermagem para aumentar suas receitas e em contrapartida oferecem salários baixíssimos aos profissionais.

A recente exposição na mídia também foi o foco dos discursos, principalmente pelo tratamento dispensado à nossa profissão. Tal tratamento se deve aos fatos isolados que não podem ser usados como um reflexo negativo, quando noticiam que os profissionais estão “matando”, “estuprando”, ou atuando como “médicos” em hospitais particulares.

[widgetkit id=312]

Marchamos sim! Marchamos contra um governo que atribui os problemas da saúde pública aos nossos profissionais de enfermagem de nível médio, chegando a impor prova prática no concurso, o qual não somos contra, como se falassem que mortes e erros acontecem por falta de habilidades da nossa categoria.

Morrem, morrem sim! Mas morrem por “insucessos” cometidos por todos, principalmente por quem tem a maior credibilidade num sistema de saúde. Não somos contra a prova prática desde que seja exigida para todas as categorias.

A concentração em frente ao Palácio do Buriti teve como intuito chamar a atenção do governo aos fatos denunciados pelos candidatos e diversas emissoras de TV dos eventos ocorridos durante a realização da prova prática para o cargo de técnico em Enfermagem da SES/DF.

Essa foi apenas a primeira de muitas caminhadas que faremos em prol dos nossos profissionais, queremos fazer valer com autoridade quem realmente somos e o que representamos para toda a sociedade que depende dos nossos serviços.