Nota à Categoria

SINDATE-DF NA LUTA!
Colegas, após o lamentável episódio acontecido no ultimo dia 13 no hospital Anchieta, em que estávamos fazendo divulgação para assembleia e fomos convidados a fazer parte de uma reunião da categoria coma a chefia, tivemos a notícia que 21 técnicos em enfermagem foram demitidos por justa causa- quando o trabalhador erra-, o que ficamos surpresos, pois naquela ocasião tínhamos sido convidados, inclusive, pelos gestores a fazer uma REUNIÃO no auditório conforme ofício encaminhado ainda no dia 13 relatando o ocorrido.

O fato é que diante tanta opressão a partir daquele dia, choveram denúncias de trabalhadores daquele e de outros hospitais do setor privado e todos dizendo as mesmas coisas, ou seja, que a prática de técnico em enfermagem auxiliar médico em cirurgias nesses hospitais seriam comuns e que tudo estaria relatado em prontuário médico.

[widgetkit id=27]

As denúncias foram mostradas no mesmo dia (13) no Jornal Local da emissora SBT. Na matéria são mostrados vídeos e depoimentos dessas denúncias, que supostamente haveria apenas um médico e um técnico em enfermagem na cirurgia. O que é terminantemente proibido pelo COFEN pela resolução 280/2003- fala da proibição do profissional de enfermagem em participar de cirurgia como auxiliar médico. Após ser publicado em matéria de capa no caderno Cidades do Jornal Correio Braziliense no dia 27/11, que desde então vem veiculando e investigando mais hospitais, tornou-se público de fato, chamando atenção das autoridades, e principalmente da categoria que não para de ligar e denunciar, mesmo que no anonimato.

Embora dissessem que é mais que sabido a proibição, faziam, de acordo com relatos e relatórios, sob pressão porque aquele que se recusasse poderia perder o emprego.
No último dia 28 o SINDATE-DF realizou na Câmara Legislativa uma audiência pública que entre outros assuntos, divulgou algumas denúncias já mostradas. O objetivo era mostrar para os “ representantes “ do povo na Casa do povo os problemas que essa categoria tem, e sobre tudo pedir ajuda àqueles que tem o poder de criar leis que possam melhorar a vida enquanto laboral desses profissionais que são o sustentáculos do sistema de saúde, seja público ou privado.

O SINDATE-DF desde que assumiu a responsabilidade da representação dessa categoria não poderia considerar um fato tão grave ,caso seja comprovado, apenas como mais uma denúncia,por isso estamos protocolando pedidos de apuração aos conselhos de classes para que juntos possamos combater casos como esses. Contamos com o apoio de todos para sairmos vitoriosos do que consideramos o maior escândalo na categoria até hoje.

Dir. Adm. Jorge Viana