[widgetkit id=305]
Estão sendo realizadas em todas as regionais e centros de saúde as assembleias para eleger delegados sindicais do SINDATE-DF.

Importância política do Delegado Sindical

O delegado sindical é o elo indispensável entre a direção do sindicato e o trabalhador. Eleitos pelos colegas, os delegados ampliam a voz do sindicato nos diversos locais de trabalho. Entre outras funções, avaliam as condições de trabalho, levantam as reivindicações dos profissionais locais e mobilizam os colegas nas campanhas. Portanto a eleição dos delegados sindicais é de grande importância e uma das prioridades da atual diretoria do SINDATE-DF.

Durante o período do mandato, o delegado tem autonomia para realizar reuniões com a responsabilidade de orientar e encaminhar as demandas da categoria ao SINDATE-DF, bem como representá-la junto à direção do local de trabalho.

Cabe aos representantes eleitos, implementar as campanhas e as lutas definidas pelas instâncias do Sindicato, assim como convocar os trabalhadores de sua unidade para eventos sociais, formativos, atos de mobilizações, assembleias e outras atividades sindicais.

Os delegados Sindicais podem solicitar a qualquer momento a Coordenação de Organização e Política Sindical e o restante da diretoria executiva do SINDATE-DF para auxiliar no encaminhamento das questões relativas ao local de trabalho.

Cabe lembrar que o delegado sindical tem as prerrogativas constitucionais, entre elas estabilidade funcional.

A Direção.