Durante a 534º Reunião Ordinária de Plenário (ROP), o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou a criação do programa de especialização gratuita para os Técnicos em Enfermagem. Por meio de nota, o Cofen afirmou que a iniciativa busca qualificar os profissionais para promover a melhoria na assistência prestada.

A previsão de início dos cursos é para o primeiro semestre de 2022 e a carga horária é de 300 horas. O vice presidente do Cofen, Antônio Freire afirmou: “O programa vai possibilitar que os Conselhos de Enfermagem devolvam aos profissionais de nível médio parte do valor arrecadado em forma de capacitação, colaborando para a valorização da categoria.”

O presidente do Sindate, João Cardoso afirma que essa capacitação é uma luta antiga do sindicato: “Há mais de 15 anos o Sindate bate na tecla da importância da especialização dos Técnicos em Enfermagem. Ficamos muito contentes com essa aprovação por parte do Cofen e entendemos que a categoria terá a devida valorização e assim poderá trazer mais benefícios para o Sistema de Saúde no país afora.”