Nesta terça-feira (26/10), aconteceu a votação da derrubada dos vetos na CLDF – Câmara Legislativa do Distrito Federal, para pressionar os deputados distritais a derrubarem os vetos de diversas emendas que estão presentes na Lei de Diretrizes Orçamentária de 2022, incluindo a reestruturação das carreiras dos Técnicos em Enfermagem.
Os parlamentares aprovaram com decisão unânime a derrubada do veto a favor do ajuste da terceira parcela, a partir de 2022. Para que ocorra o pagamento, o Governador Ibaneis Rocha precisa enviar um aditivo ao Projeto de Lei Orçamentária para o ano que vem.
Vale ressaltar que os Técnicos em Enfermagem não tinham direito a terceira parcela e sim a incorporação da Gratificação de Atividade Técnico-Administrativa (GATA) e o que vai ser compatível com a terceira parcela é a proporcionalidade das 4h. Com isso, foi lançada à campanha reajuste já de 25 para 18 anos vinculada com a reestruturação da carreira.
O veto da reestruturação da carreira não foi votado porque não houve acordo. Desta forma, no próximo dia 28 de outubro será realizada uma reunião do Colégio de Líderes na CLDF, onde serão discutidas essas e outras emendas favoráveis aos servidores da saúde.
Para o deputado distrital Jorge Vianna (Podemos), é necessário que todos os vetos sejam derrubados. “É muito importante que esses vetos caiam para que consigamos muitas outras coisas como a reestruturação, reajuste do auxílio-alimentação e a redução de 25 para 18 anos”.