A diretora do Sindicato de Auxiliares e Técnicos em Enfermagem ( Sindate), Josy Jacob foi nesta manhã até o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal ( ICDF) para cobrar uma previsão de pagamento do salários dos profissionais do Instituto.

Esse é o segundo mês consecutivo que acontece a demora no pagamento e o Sindate recebeu inúmeras reclamações.

A representante da presidência do ICDF, Dra Núbia afirmou que a instituição está aguardando um repasse vindo do GDF, referente a 10 milhões de reais.

No meio desta semana, Jacob esteve na Secretaria de Saúde (Ses) para verificar o que estava ocorrendo em relação ao repasse de verba entre a Ses e o ICDF. Nesta reunião foi informado pelo Dr Alexandre Garcia que o valor repassado para o ICDF é de um pouco mais que 2 milhões de reais. Valor referente à produção. Porém, a Dra Núbia relata que além desse valor de produtividade, a Ses deveria fornecer o valor de média. Que é um benefício do Governo Federal, estipulado para manter o funcionamento das unidades de saúde. Por sua vez, a Ses reafirma que o ICDF não se encaixa no padrão de recebimento da média e por essa razão o pagamento não foi feito.Os dirigentes do ICDF garantem que estão adequados em todos os critérios para o recebimento do valor.

Diante dessa divergência de posicionamentos, o Sindate cobrou uma previsão de pagamento dos vencimentos porém, a direção do Instituto não consegue prever uma data. Sendo assim, não haverá outra saída a não ser mover uma ação judicial. A direção do Sindicato solicitou ao ICDF para que os funcionários que estão cumprindo as suas escalas, possam receber alimentação fornecida no local de trabalho pelo Instituto, até que se pague o vale alimentação, que também está atrasado. Por fim, a diretoria do Sindate convocará uma assembleia na segunda-feira (16) às 7h30, no ICDF.