O deputado Jorge Vianna ( Podemos), conseguiu aprovar mais um projeto de lei em favor dos profissionais da saúde. A agora lei, nº 6.690 de 29 de setembro de 2020, estabelece que o estágio em unidades de saúde da rede pública ou rede privada do Distrito Federal passa a ser considerado como experiência para concursos públicos e processos seletivos realizados no Distrito Federal.

Vianna comenta qual foi o seu objetivo ao criar o projeto: “ A lei que considera o tempo de estágio com experiência, proporciona aos estudantes sua primeira relação trabalhista. Pois, a maioria das empresas privadas e algumas entidades públicas, exigem o mínimo de 6 meses de experiência. Acredito que a vivência é realmente importante visto que, aplicamos o que aprendemos na teoria em sala de aula.”

Já o diretor do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate), Newton Batista, destacou: “A maioria dos profissionais têm dificuldades em entrar no mercado de trabalho em virtude das exigências, essa lei pretende quebrar a barreira e facilitar a absorção desses profissionais já contando a experiência do estágio. É um avanço que irá beneficiar tanto o futuro profissional quanto a empresa.”

Para obter esse benefício o estudante deve está regularmente matriculado e com frequência em curso de ensino médio e superior da rede pública e particular do DF. E no seu certificado deve conter a carga horária, meses no qual o estágio foi executado e a apuração do desempenho nas atividades realizadas. 

Os estagiários estão cada vez mais valorizados e isso trará ao futuro excelentes profissionais.