Atendendo ao chamado dos profissionais da saúde para averiguar irregularidades, os diretores do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF) Isa Leal e Newton Batista, estiveram na manhã desta quinta-feira(06/08), na Unidade Básica de Saúde Nº 1 de Santa Maria.

Em conversa com alguns colaboradores no local, foi apontado que os técnicos de enfermagem estariam, além das atribuições de ofício, realizando o preenchimento de receitas médicas, procedimento ilegítimo segundo o Conselho Regional de Enfermagem(COREN), função que seria de responsabilidade da classe médica.

De acordo com a gerente de enfermagem Roseli Lopes, os técnicos estariam executando tais atribuições devido ao alto número de atendimentos em virtude da pandemia e do quantitativo de médicos na UBS. Após diálogo com o sindicato, Roseli se prontificou a conversar com a equipe para regularizar a situação com os trabalhadores.

O Sindate estará acompanhando a situação para assegurar que os direitos dos técnicos em enfermagem sejam mantidos e garantir melhores condições de trabalho.