Ação ocorreu como forma de homenagear os profissionais e chamar atenção sobre a importância da valorização

Considerados linha de frente da saúde, os auxiliares e técnicos em enfermagem representam um papel central na assistência à saúde da população em geral. Profissionais que, diariamente, enfrentam os mais diversos dilemas na rotina da enfermagem e arriscam-se para cuidar de pessoas desconhecidas.

Ao lado de outros profissionais da enfermagem, os técnicos em enfermagem acabam convivendo com uma realidade que os colocam em uma situação de vulnerabilidade face aos mais diversos perigos da profissão. 

Em razão da sua importância, o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF), entidade que representa a categoria no Distrito Federal, mesmo diante da pandemia, não deixou passar em branco este 20 de maio, data em que celebra o dia dos profissionais considerados essenciais dentro do sistema de saúde, afinal, são eles que estão presentes durante todas fases do atendimentos aos pacientes. 

Dados do , apontam a existência de 38.697 auxiliares e técnicos no Distrito Federal, de um total de 1,7 milhão no Brasil, sendo composta quase por 85% de mulheres. 

Além de apoiar ações em unidades de saúde, este ano, o Sindate decidiu, como forma de homenagear os profissionais, afixar banners em todas as unidades hospitalares da rede pública de saúde e em alguns hospitais privados, com o intuito de chamar atenção para a importância da valorização. Além de parabenizá-los pelo trabalho desempenhado com amor, coragem e dedicação ao cuidar daqueles que mais precisam.

A ação da entidade substitui a tradicional , que neste ano, seria realizada a 5ª edição em comemoração a Semana da Enfermagem, celebrada entre os dias 12 e 20 de maio. 

Valorização

A atuação da direção do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate) diariamente, tem reafirmado o compromisso com a categoria na luta por melhores condições de trabalho e em promover a valorização desses profissionais, como na cobrança pela aprovação das 30 horas, piso salarial e, sobretudo, reconhecimento.

Neste momento em que o país passa por um dos momentos mais difíceis com uma crise sem precedentes na saúde, em virtude do novo coronavírus, a entidade reforça a importância do protagonismo da enfermagem, maior força de trabalho da área, frente a esse grande desafio. 

No ano em que se comemora o Ano Internacional da Enfermagem, mais do que palmas, a enfermagem merece respeito e valorização.

Confira o vídeo do Sindate em homenagem aos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem: