Por Rayane Fernandes
A diretora de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF), Elza Aparecida, recebeu, na tarde desta quarta-feira (9), na sede do Sindate-DF, técnicos em enfermagem que atuam na UPA de Ceilândia. O motivo do encontro foi discutir sobre os diversos problemas enfrentados pelos servidores no local de trabalho.
A dificuldade na relação dos profissionais com a chefia de enfermagem foi o principal ponto abordado. De acordos com os servidores, a situação tem gerado insatisfação no ambiente de trabalho. “A chefia centraliza o poder. Atua com arbitrariedade e autoridade. Não há diálogo”, reclamou uma profissional.
Além do transtorno psicológico sofrido, essa relação conturbada tem causado prejuízo para o bolso dos profissionais, que alegam que já foram obrigados a comprar o próprio material para conseguir exercer a profissão, já que a UPA não dispõe desses instrumentos. Entre eles estão o termômetro, oxímetro e aparelho de pressão. “É função do Estado fornecer os equipamentos adequados de trabalho. Para a chefia exigir algo dos profissionais, tem que fornecer a condição adequada”, comentou a diretora do Sindate, Elza.
Os servidores afirmam, ainda, que há desorganização na parte administrativa, o que tem causado problemas com a folha de ponto e, consequentemente, com o pagamento. Além disso, servidores sofrem com a falta de luz na sala vermelha, por conta de lâmpada queimada, levando risco ao servidor e ao paciente. “Temos que usar a lanterna do nosso celular para conseguir fazer um procedimento com o paciente”, disse uma técnica.
O tempo de internação dos pacientes na UPA também foi discutido. Pela legislação, uma pessoa só poderia ficar até 24 horas internada no local mas, de acordo com os servidores, tem paciente que permanece por mais de 20 dias, o que prejudica o fluxo de pacientes e de trabalho dos profissionais.
O Sindate colheu todas as informações e tomará as providências cabíveis para apoiar os servidores, de forma com que consigam manter uma relação de trabalho saudável com a chefia e que sejam melhoradas as condições de trabalho. O Sindate-DF se coloca à disposição de toda a categoria para denúncias e dúvidas.











