Devido à greve dos vigilantes, que já dura 9 dias, as equipes que trabalham nos Hospitais, UPAs e Centros de Saúde não estão mais se sentindo seguras para prestar atendimento.

Na noite da última quinta-feira (08/03), teve confronto entre servidores e a população, e hoje (09/03), pela manhã, houve uma tentativa de assalto no caixa eletrônico do Banco de Brasília (BRB) que fica dentro do Centro de Saúde do Riacho Fundo 2.

Com isso, a direção do Sindate orienta a categoria para que se recuse prestar o atendimento, caso não se sinta segura, até que a situação seja normalizada ou que a chefia encontre um meio de promover a segurança do local, para que os profissionais possam exercer suas atividades com segurança.

Se recusar a prestar atendimento caso não se sinta seguro é um direito do profissional, e encontra-se no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, que foi aprovado pela Resolução Cofen Nº 564/2017. “Art. 22 Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade. ”

Portanto, o Sindate reforça e orienta a categoria para que não atenda se não tiver segurança. Não é atribuição dos profissionais da enfermagem fazer a segurança da unidade, a responsabilidade é do Estado.

Direção Sindate-DF