00Após um chamado da categoria no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), na manhã da quarta-feira (13/12), a direção do Sindate compareceu ao hospital para conversar com os profissionais e descobrir o que estava acontecendo. De acordo com os auxiliares e técnicos em enfermagem da unidade, o box de emergência do hospital possui um espaço muito limitado e está causando acidentes entre os próprios profissionais, e essa não é a primeira vez que os servidores sofrem acidentes na sala.

Ainda de acordo com os profissionais, existem pacientes com KPC ao lado de pacientes que não tem, além de pacientes que estão internados há mais de ano no Pronto Socorro com quadro crônico. Os servidores relataram também que não existe profilaxia para os servidores que tiveram contato com pacientes com TB, e reclamaram que a chefia sabe do problema, mas não atua.

O problema da falta de recursos humanos (RH) é geral na rede de saúde do Distrito Federal, existe uma sobrecarga de trabalho imensa e poucos profissionais para dar conta da demanda. Além do mais, existe também ameaça por parte da chefia em não autorizar os profissionais do PS a usarem o repouso, mesmo na hora do almoço. 000

Outro ponto colocado em discussão foi a falta de segurança no hospital, segundos os servidores, existe fortes indícios que as pessoas estejam traficando e usando drogas no PS, além do uso indiscriminado de cigarros pelos pacientes que estão próximos aos outros pacientes em tratamento pulmonar, por isso, os servidores pedem a liberação das áreas verdes para os fumantes e exigem um plantão policial.

A categoria informou que na próxima segunda-feira (18/12) haverá uma reunião com a chefia onde eles colocarão em discussão esses pontos apresentados ao sindicato, e que após essa reunião eles querem conversar com o sindicato novamente.

A direção informa que caso não haja resolução dos problemas apresentados pela categoria à gestão, tomará as medidas necessárias.

Ascom Sindate-DF