Na manhã da terça-feira (14/11) a direção do Sindate realizou Assembleia Regional na antiga Unidade Mista de São Sebastião para tratar sobre o funcionamento das 10 equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF), que segundo os servidores da unidade, ainda estão trabalhando no modelo antigo de UBS.
A Estratégia Saúde da Família (ESF), que é o modelo a ser adotado na atenção primária, passou por período de transição do modelo atual, predominante de atenção tradicional. Após as portarias nº 77 e 78 terem sido publicadas em 14 de fevereiro com a implementação de todas as estruturas e competências previstas na Portaria nº 77, as equipes de transição teriam o prazo de um ano para conversão, e após esse período seus membros seriam considerados profissionais de saúde da família para todos os fins legais.
O converte das equipes iniciou efetivamente em outubro de 2016, nesse caso, em outubro deste ano as equipes já deveriam estar todas convertidas e atuando no novo modelo. Porém, não é o que está acontecendo na UBS 01 de São Sebastião, de acordo com os servidores da unidade, na prática o serviço não está funcionando conforme previa as portarias. As equipes continuam atendendo somente dentro das unidades, uma vez que após feita a territorialização, as equipes deveriam estar também visitando as famílias, e prestando assistência integral, contínua.
Além disso, a sala de medicação virou sala de observação com apenas um profissional de nível médio sendo responsável, sem supervisão. As escalas estão sendo improvisadas, e a maior reclamação dos servidores é chegar na unidade sem saber o que vai fazer porque as atividades não estão definidas, o que segundo eles, acaba prejudicando o atendimento à população pela falta de continuidade no atendimento.
Veja as escalas improvisadas abaixo:
O Sindate ouviu todas demandas dos servidores, colheu as denúncias, e irá notificar a gestão e pedir esclarecimentos quanto ao que foi falado. Ainda essa semana, a direção irá marcar uma reunião com a superintendente da Região de Saúde Leste que corresponde a Paranoá e São Sebastião.
Ascom Sindate-DF