Na tarde da quarta-feira (20/09), o Conselho de Saúde do DF e seus Conselhos Regionais convocaram todo o controle social do Distrito Federal para participar de uma manifestação realizada em frente ao Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT), e cobrar uma resposta das representações feitas à Procuradoria Geral de Justiça do DF em relação a violação dos direitos dos e usuários e trabalhadores.
Durante a manifestação dos servidores e usuários em frente ao MPDFT, o Promotor de Justiça Jairo Bisol desceu e chamou os representantes do Conselho de Saúde do DF e dos Conselhos Regionais de Saúde para conversar em seu gabinete. Na ocasião, foram feitas as cobranças em relação a restruturação do Samu e a questão do desrespeito do governo em relação as decisões tomadas pelo Conselho de Saúde.
De acordo com João Cardoso, presidente do Sindate e Conselheiro de Saúde do DF representando o segmento dos trabalhadores, o controle social recorreu ao Ministério Público por este ser um órgão de controle e fiscalização. “Pedimos para que os órgãos de controle se unam e intervenham ao governo em favor dos direitos dos usuários e dos trabalhadores que estão sendo desrespeitados pelo GDF”, afirma Cardoso.
O Promotor se comprometeu em chamar o Secretário de Saúde, Humberto Fonseca e o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg para prestarem os devidos esclarecimentos. Uma próxima reunião com os conselheiros de saúde já está marcada para o dia 28 deste mês, às 9h, na Sede do Conselho de Saúde do DF.
Por Evely Leão








