A Direção do Sindate na manhã dessa quinta-feira (17/08) esteve na Clínica da Familia do Areal em Taguatinga para esclarecer quanto aos técnicos em enfermagem estarem sendo cogitados a realizarem a coleta de material de laboratório.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) com a execução dessa reformulação na atenção primária, desrespeita o fato de que cada profissão tem suas atribuições, e não pode designar aos técnicos em enfermagem a coleta de material de laboratório, rotineiramente, ainda mais porque tem AOSD de laboratório para exercer essa função.
Segundo Jorge Viana, a SES pode responder por assédio moral ao exigir que nós, concursados para exercermos atividades inerentes da enfermagem, executemos atividades de outra categoria. Um exemplo simples disso é se médicos especialistas, concursados para o cargo de cirurgião, tivessem que fazer um parto ou clinicar, e por mais que houvessem habilidades em tais procedimentos, fugiria completamente das atribuições de seu cargo.
Diante disso o Sindate orienta os Auxiliares e Técnicos em Enfermagem a não realizarem a coleta de material de laboratório.
Uma categoria já sobrecarregada pela falta de servidor suficiente, e o governo ao invés de ampliar o quadro de servidor quer ampliar a sobrecarga de trabalho de forma atabalhoada.
Por: Isa Leal