A equipe de enfermagem juntamente com os fisioterapeutas e médicos do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) criaram um projeto que ajuda na recuperação dos recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo), chamado Polvo.

Iniciativa

A iniciativa de fazer o projeto na UTI Neo do Hospital de Santa Maria foi de toda equipe de enfermagem e multidisciplinar do setor. A equipe realizou uma pesquisa a procura dos benefícios que esse projeto traria aos recém-nascidos do hospital e fizeram a implementação.

O polvo é confeccionado pela própria equipe do setor, é feito de barbante 100% algodão com enchimento de fibra sintética e os tentáculos, quando esticados, não devem ultrapassar 22 centímetros, por questões de segurança. A ideia é que cada bebê possua seu próprio polvo, pois assim evita que o brinquedo seja utilizado por outros bebês após o processo de esterilização.

De acordo com a equipe, foi constatado por meio de estudos, que a utilização do polvo promove uma melhora significativa nos sistemas respiratório e cardíaco dos bebês, além do aumento dos níveis de oxigênio no sangue e estabilização dos sinais vitais, auxiliando no ganho de peso da criança. Dessa forma, a partir de agora, a ideia será se organizar para expandir o projeto.

O projeto

O projeto consiste na criação de um brinquedo em formato de polvo feito de crochê para os recém-nascidos. Tais brinquedos tem ajudado os recém-nascidos a se sentirem mais seguros e confortáveis em maternidades ajudando na recuperação dos sinais vitais dos bebês.

O projeto Octo, surgiu na Dinamarca em 2013, no qual voluntários costuram e doam os polvos de croché para bebês prematuros em unidades de tratamento intensivo neonatos. Com isso o objetivo é criar um vínculo de carinho, amor e segurança, tratando de maneira muito especial as principais etapas vividas pelo recém-nascido.

Por Evely Leão