Os sindicatos que fazem parte da mesa permanente de negociação do SUS se reuniram na manhã desta quarta-feira (14/12) para tratar sobre a escala de 18h e para criar a comissão de acompanhamento no processo de aplicabilidade da portaria nº 231.

Escala 18h

A escala de 18h é para aqueles servidores que possuem interesse em cumprir 18 horas corridas. Foi uma solicitação do trabalhador por necessidade desse em fazer essa escala. A Portaria nº 173 que concede as 18h foi publicada em 09 de setembro de 2014 para as categorias representadas pelo Sindicato.

Por esse motivo o Sindate solicitou à mesa de negociação, que é composta por trabalhadores e gestor, que todos os sindicatos formalizassem um pedido dizendo que há um entendimento na própria mesa de que as 18h é uma opção do trabalhador, ao invés de cada sindicato ir lá e fazer sua representação individual.

Dessa forma, de acordo com o vice-presidente do Sindate-DF, Jorge Viana, os quatros sindicatos: Sindicato dos Médicos (SindMédico), Sindicato dos Enfermeiros (SEDF), Sindicato dos Odontólogos (SODF) e Sindicatos dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF), farão um documento jurídico alegando a necessidade dos servidores em fazer escalas de 18h corridas.

Comissão de acompanhamento

A mesa já deu início ao processo de criação da comissão de acompanhamento que irá acompanhar o processo da implantação e aplicabilidade da portaria nº 231 e avaliar se o trabalho de fato irá funcionar.

Mesa de negociação

A portaria com os membros da mesa poderá ser publicada até sexta-feira (16/12) e será composta por 13 sindicatos e 13 representantes da gestão do GDF. Caso a Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (Subsaúde) não se manifeste até esta sexta-feira, a determinação da mesa é que se publique a portaria sem a Subsaúde.

Por Evely Leão