A direção do Sindate juntamente com o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Gilney Guerra visitaram o Centro de Trauma do Hospital de Base, na manhã desta terça-feira (20/12) para conversar com os técnicos de enfermagem do setor.

O Sindate recebeu reclamações dos profissionais de enfermagem alegando que estavam tendo que empurrar macas no hospital, uma vez que essa atividade não é atribuição dos técnicos em enfermagem e sim dos padioleiros, função praticamente extinta na Secretaria de Estado de Saúde.

20122016_02A falta dos padioleiros tem levado os técnicos em enfermagem, a exercer essa atividade. De acordo com o presidente do Coren-DF, Gilney Guerra fazer esse tipo de serviço uma vez ou outra não tem problema, o que não pode acontecer é deixar os técnicos em enfermagem ficarem exercendo essa função como se fosse atribuição da enfermagem.

Quando chegam pacientes que precisam fazer tomografia, os servidores, técnicos em enfermagem, são obrigados a levar e trazer os pacientes empurrando a maca, e o percurso realizado por esses servidores é de quase 1km dentro do hospital de Base.

A direção do Sindate informou aos profissionais que iria levar a demanda ao Secretário de Saúde ainda hoje (20/12), pois o sindicato tem reunião marcada com o secretariado do governo e ia aproveitar a oportunidade para expor a situação.