Foto: Tatiana Tenuto

Na tarde da sexta-feira (14/10), a direção do Sindate se reuniu com o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do DF (Coren-DF), Gilney Guerra para tratar sobre três assuntos bastante pertinentes como a mudança de nomenclatura, a portaria 231 e a greve da categoria prevista para o dia 24 de outubro.

Mudança de nomenclatura

Não é de hoje que o Sindate vem lutando pela mudança de nomenclatura dos técnicos em enfermagem que ainda permanecem com o crachá de auxiliar na Secretaria de Saúde. Um dos objetivos da reunião do Sindate, na sexta-feira, foi solicitar ao Coren-DF que notificasse a Secretaria de Saúde quanto à adequação na certificação desses profissionais, uma vez que as entidades já haviam procurado a SES-DF para tratar sobre o assunto e até agora nada havia sido feito.

De acordo com o vice-presidente do Sindate-DF, Jorge Viana não é de hoje que a direção do sindicato tem levado esse assunto à SES-DF e até agora nada foi feito. “Se a Secretaria de Saúde não fizer algo a respeito e corrigir essa adequação, nós iremos parar de fazer serviços de técnicos em enfermagem e passar a fazer somente a atribuição do auxiliar”, adverte Viana.

Portaria 231/2016

Outro ponto importante debatido entre as entidades foi a portaria 231/2016 publicada pelo governo na terça-feira (11/10), que consiste em remover servidores da Atenção Primária à Saúde (APS) e realocar nos serviços de urgência e emergência como: Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) e Prontos-socorros ou Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

O Sindate cobrou um posicionamento do Coren-DF quanto à essa portaria, pois a direção do sindicato acredita que o número de profissionais na atenção primária é insuficiente, uma vez que a cobertura é 30%, segundo dados da própria SES-DF, e ainda assim a secretaria quer retirar esses profissionais e remanejar para as urgências e emergências.

O presidente do Coren-DF, Gilney Guerra informou que irá notificar a secretaria para que esclareça a situação de auxiliares sem habilitação legal para o exercício da profissão de técnico de enfermagem, bem como pleitear a adequação do nome do cargo às funções exercidas pelos servidores.

Greve geral

Apesar de ter enviado ofício notificando todos os órgãos sobre a greve da categoria, conforme prevê a lei, a direção do Sindate aproveitou a oportunidade para lembrar ao Coren-DF que na segunda-feira (24/10) iria entrar em greve por tempo indeterminado.