Está tramitando no Senado Federal o projeto de lei de número 349/16 que prevê aos Enfermeiros a aposentadoria especial aos 25 anos de trabalho na área de saúde, uma vez que os profissionais de enfermagem exercem atividade com riscos físicos e biológicos.
Porém o Vice-presidente do Sindate-DF e da União Geral dos Trabalhadores (UGT-DF) Jorge Viana, lembra que a Enfermagem não é composta apenas por enfermeiros, sendo maioria, os profissionais Auxiliares e Técnicos em Enfermagem, que ficam expostos aos mesmos riscos de agentes químicos, físicos e biológicos. Diante disso o Sindate-DF enviou para análise, a emenda criada ao PLS 349/16, a fim de contemplar os profissionais Técnicos e Auxiliares em Enfermagem.
Para Viana apesar de saber que existem profissionais de enfermagem comprometidos com toda a categoria, ele afirma ter estranhado a atitude da entidade representante da Enfermagem excluir os Auxiliares e Técnicos de um projeto que garantirá melhores condições de vida para esses profissionais. “De qualquer forma, estamos tentando reparar esse erro maldoso” afirma Viana.
Durante a Assembleia Geral Extraordinária realizada com a categoria no dia 26, que contou com a presença do Senador Hélio José, Viana pediu o compromisso do parlamentar com a categoria para incluí-la no projeto de aposentadoria especial. Confira o vídeo abaixo:
Por Ana Comarú