O Sindate se reuniu com o novo Subsecretário da Secretaria de Relações do Trabalho da Casa Civil, Márcio Gimene e com o Coordenador de Relação Sindical Fabrício Moser, para dar início aos trabalhos do Grupo de Trabalho Permanente (GTP). O Sindate-DF foi o primeiro sindicato à ser recebido pelo Subsecretário, como houve mudanças na composição da mesa de negociação passada, a reunião serviu para informar o Subsecretário e os novos representantes, sobre as pautas da categoria e cobrar o porquê de algumas delas, que inclusive já foram apresentadas ao Governador e ao Grupo de Trabalho anterior, não terem sido executadas até hoje.

Foram discutidos em caráter de urgência os pagamentos da Gratificação de Atividade Técnico- Administrativa (GATA), a Gratificação de Titulação (GTIT), que não está sendo paga desde 2014 e que teve os novos pedidos bloqueados, concessão das 40 horas semanais; contratação de novos servidores, a reestruturação da carreira Assistência Pública à Saúde, a mudança da nomenclatura da categoria e a necessidade da mudança da legislação sobre a insalubridade, para que seja definida de forma correta os graus e as porcentagens à serem pagas aos profissionais da saúde, de acordo com a sua área de atuação e finalmente a carreira específica dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem, entre outros assuntos pontuais.

Os diretores cobraram respostas também do por que o abono da paralização dos dias 24 e 30 de Setembro não foi realizado, uma vez que estava nos pontos de negociação para o fim da greve conjunta, com os demais sindicatos. Sobre a falta do pagamento da licença-prêmio e pecúnia dos aposentados, Gimene afirmou que vai investigar com o Grupo de Trabalho Permanente, as Secretarias e os setores responsáveis pelos pagamentos e abonos prometidos pelo GT anterior que não deu andamento às demandas do Sindate-DF. Segundo o Subsecretário “A resolução das pautas mais onerosas ao governo dependerão dos resultados dos relatórios de Orçamento e Despesas do primeiro e segundo quadrimestres”. Gimene garantiu que o Sindate será avisado assim que houver a confirmação da possibilidade de pagamento.

Os servidores e aposentados que não estão recebendo as pecúnias e licença-prêmio devem procurar o Sindate para que seja investigado pelo Grupo de Trabalho Permanente o motivo pelo qual a Secretaria de Saúde, acredita já ter efetuado os pagamentos em Junho do ano passado. A Direção do esperava mais avanços nas negociações, uma vez que a pauta já havia sido, em muitos pontos, negociadas ainda na greve, no entanto, nem isso avançou.

Por Ana Comarú