Desde julho de 2014 o SINDATE-DF vem tentando negociar com o Sindicato Brasiliense de Hospitais (SBH) o reajuste salarial e o aumento do piso dos auxiliares e técnicos de enfermagem da rede privada. Que de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de 2014/2015 estabelece esse aumento no mês de setembro do mesmo ano.

Diante do impasse dos patrões, a diretoria do SINDATE-DF se reuniu mais uma vez com o Sindicato Patronal, só que dessa vez em audiência de negociação no Ministério Público do Trabalho para tentar chegar a um acordo quanto às reivindicações que veem sendo feitas.

De acordo com João Cardoso, presidente do SINDATE-DF as discussões foram difíceis e muito polêmicas, entretanto, tudo indica que podemos estar chegando a um consenso. As propostas já foram apresentadas ao sindicato patronal, e estes irão analisá-las por meio de assembleia e dentro de duas semanas outra negociação acontecerá para que se chegue a um acordo.