Na tarde da terça-feira (24) o diretor do Sindate-DF e conselheiro de saúde da regional de Planaltina-DF, Moisés  de Miranda foi convidado para participar da reunião do conselho de saúde do Paranoá, na Casa de Convivência do Idoso.

Na pauta da reunião foi abordado apenas um ponto, a denúncia do desentendimento dos médicos no plantão do pronto socorro com os técnicos em enfermagem desse setor. Segundo a relatora Cláudia Aires, os dois técnicos em enfermagem de plantão no box de emergência se sentiram intimidados quando o cirurgião de plantão apertou a campainha do box de emergência, exigindo que um dos técnicos o auxiliasse na sutura de um paciente. De acordo com a relatora, essa campainha só deve ser acionada em caso de fatalidade.

Foi citado ainda que no box haviam dois técnicos em enfermagem no plantão e quatro pacientes graves e que houve óbito nesse mesmo box. Foi reforçado que o óbito não foi motivado ou em razão da saída do técnico em enfermagem para auxiliar o cirurgião de plantão.

Para o diretor e conselheiro de saúde Moisés de Miranda, esse caso deveria ter sido levado direto ao departamento jurídico do Sindate. “ Eu não entendi o motivo pelo qual esse caso não foi comunicado aos diretores e ao departamento jurídico do Sindate juntamente com o relatório aqui descriminado. Até entendo que o conselho de saúde do Paranoá se disponha a discutir esse assunto, mas peço que levantem provas verídicas e apresentem a defesa da outra parte, para que possam ser tomadas as providencias cabíveis”, comenta o conselheiro.

O diretor agradece o conselho regional do Paranoá por se preocupar em sanar o caso e solicita ainda ao conselho que se atente ainda mais para os problemas que envolve a comunidade.