Foto: Carlos Prado

Em continuidade às comemorações em homenagem a 77ª Semana Brasileira de Enfermagem, na tarde da sexta-feira (13) o Sindate e demais profissionais da enfermagem foram homenageados pelos deputados na Câmara Federal. A cerimônia foi viabilizada pelos deputados Hildo Rocha (PMDB/MA), que presidiu a solenidade junto com a deputada e enfermeira Carmen Zanotto (PPS/SC), com a ajuda do Sindate.

Na ocasião, deputados proferiram discursos parabenizando os profissionais pela profissão que escolheram. O evento também contou com a presença de representantes de entidades sindicais do DF e outros estados, da presidente da Aben Nacional, Angela Maria, presidente do Coren-DF, Gilney Guerra. Além dos acadêmicos e estudantes de enfermagem que também participaram do evento.

Durante a cerimônia, o presidente do Sindate, João Cardoso fez um discurso contando um pouco da história da fundação do Sindate, um dos homenageados no evento. Para o presidente, a Enfermagem precisa estar unida para avançar nas melhorias das condições de trabalho, melhoria do ensino na área, melhoria da assistência à população, participação igualitária nos Conselhos profissionais da categoria entre outros.

“A Enfermagem precisa assumir o papel de protagonista dentro da saúde, uma vez que está provado que 60% dos procedimentos realizados nas instituições de saúde, são feitos pelos profissionais de Enfermagem, isso credencia a categoria a participar de forma conjunta de todas as instâncias decisórias relacionada a saúde”, explica Cardoso.

Já o vice-presidente do Sindate, Jorge Vianna, em seu discurso cobrou à Câmara dos Deputados e os representantes que lá estavam sobre os Projetos de Leis que desrespeitam a enfermagem que estão parados há mais de 15 anos. Pediu que a casa olhasse para esses projetos e desse mais atenção aos profissionais que tanto sofrem.

“E aqui eu faço a cobrança ferrenha aos deputados e parlamentares dessa casa, chega de homenagem, porque se hoje fosse um dia da semana que tivesse a casa lotada de parlamentares, os 513 deputados desceriam pra falar, e iam falar assim, que a enfermagem é importante, nós sabemos que é importante. Mas são necessárias as 30 horas, a nossa profissão depende muito da saúde, o nosso trabalho é  insalubre, a nossa profissão tem uma carga muito pesada para nossos profissionais, especialmente para as mulheres como o nosso presidente João Cardoso falou, que demagogia é essa que deputados há 16 anos estão falando e esse congresso não aprova as 30 horas semanais, o que está acontecendo meu Deus?”, cobrou Vianna.

Se hoje temos tantas conquistas para categoria é por causa de ações como estas, o sindicato na tribuna cobrando dos deputados federais a redução efetiva das 30 horas semanais e melhores condições de trabalho para categoria. O trabalho o sindicato se faz dentro e fora dos hospitais, estar por dentro das políticas públicas da categoria é importante também.

E para finalizar a solenidade de homenagem à enfermagem, a Dra Onã Silva – Poetisa do Cuidar, enfermeira e presidente da Academia Internacional de Poetas e Escritores da Enfermagem (IPÊ) declamou poemas de sua autoria. E após essa belíssima apresentação, a deputada Carmen Zanotto juntos com outros membros da mesa iniciou a entrega das plaquinhas de Honra ao Mérito aos profissionais que foram homenageados no evento.

13052016_02

Por Ana Comarú e Evely Leão